Rock in Rio Gibão Limão!

domingo, 14 de novembro de 2010

Perry Rhodan - A melhor Série de Ficção que já existiu vista por outro angulo




Pooois é, estou eu mais uma vez aqui para falar dessa serie que para mim (e meu velho pai) é a melhor serie de ficção cientifica da história - e põe historia nisso, a série surgiu no inicio dos anos 60 na Alemanha e continua sendo escrita até hoje 49 anos depois.
não irei contar detalhadamente a historia da serie.. isso vocês podem ver tanto no orkut na comunidade Perry Rhodan Brasil
vamos aos fatos importantes, a série em 49 anos de existencia, ja escreveu (e continua escrevendo) mais de 2.500 livros
O que mais me chama atenção nessa serie: a complexidade seqüencial da série. afinal, todo livro pode ser lido individualmente, porém. combinados formam uma seqüencia de historias nunca vista antes.
Acho eu que, por mais que critiquem hoje em dia a serie, não conseguem fazer algo que chegue perto da complexidade e beleza que são as historias de Perry Rhodan.
Nenhuma historia tem personagens tão marcantes como Aquele/Aquilo, o ser imortal do planeta peregrino que sempre me impressiona de um jeito ou de outro com tamanha tecnologia e sabedoria
Guck o mutante mais poderoso de Rhodan, quantos ratos-castor você conheçe que são, teleportadores, telecinetas e telepatas?
(acho que a melhor pergunta é... quantos ratos-castor você conheçe?)
Ivan Ivanovitch Goratchim (esse é um dos meus preferidos) o mutante de duas cabeças que explodia qualquer coisa que tivesse carbono ou potássio (acho) só de olhar para ela (tenho medo dele)
enfim, esses entre outros personagens que não se vê em qualquer esquina.



Outra coisa que me impressiona. os avanços tecnologicos vistos na serie. (claro que como as historias foram escritas nos anos 60, muita coisa nao havia sido inventada ainda, computador, celular... nada disso, mas ainda sim havia coisas que não deixavam a desejar, como os hipercomunicadores, aparelhos que permitiam a comunicação com uma nave a milhares anos luz de distancia) Mas observando a situação da terra no primeiro ciclo e mesmo no começo do quinto, é um salto absurdo.
de uma nave capitania de 800 m de diametro, alguns couraçados e naves auxiliares para milhares de naves, couraçados super pesados e uma nave capitania  de 1500 m de diametro.
de um sistema solar para mais de 1.000 sistemas colonizados é muito para se imaginar.
(quanto a isso não tenho muitos detalhes, admito que estou ainda lendo livros entre o primeiro e o segundo ciclo, meu pai quem lê o quinto por ja ter lido os outros quatro)
E por fim, chegando a um ponto que eu queria chegar, a mudança na qualidade gráfica da serie ao passar dos anos.
vou mostrar pra vocês
nº 1 da serie lançado em 1961
nº2567 da série lançado nessa sexta 12/11
Conseguem perceber? claro que isso é algo até lógico afinal, com a tecnologia de hoje não teria o porque continuar a fazer as capas de forma tão simples.
as vezes eu entro no site oficial da serie Perry Rhodan ou no que eu considero o melhor site sobre a serie do pais, o blog Projeto Traduções, que visa como diz o nome.. traduzir e digitalizar os livros da serie...
outra coisa que vale mensionar e esticar um pouco o post...
além da serie Perry Rhodan, foram criadas outras series derivadas, tais como
Dorgon (escrita por fãs), Atlan (que conta as aventuras do Arcônida de sexto sentido que vive na terra há mais de 10.000 anos... te lembra alguma musica..) mini series, como East Side e Andromeda.


Mais uma vez reparem na beleza grafica das capas, e sim nesses casos o livro pode ser julgado pela capa.
Sempre que puder agora, estaremos divulgando aqui no Gibão Limão os ultimos lancamentos do blog Projeto Traduções e assim que possivel atualizarei a pagina de E-books do PR do Blog, ja que ja baixei boa parte dos dois proximos ciclos (7º e 8º)

Um comentário:

DIOberto disse...

O artigo ficou legal... Principalmente com a introdução dos links de acesso a fontes importantes, e as imagens da capas.
Divulgue este (e os próximos artigos) lá no tópico "Qualquer assunto..." da comunidade.
Até mais,
DIOberto